Visita de estudo Aeroporto Sá Carneiro
Visita de estudo
Introdução:
No dia 15 de Novembro de 2013 pelas 8h da manha a turma do 10ºL sai para uma visita de estudo ao aeroporto Sá Carneiro no âmbito de o conhecer melhor, os seus serviços etc., situado no porto, envolveu duas disciplina, operações técnico recepção (OTR) e informação turística e marketing (ITM).
Descrição aeroporto:
O Aeroporto do Porto foi inaugurado em 1945 está situado a cerca de 11 km do centro da cidade do Porto, numa importante zona industrial e comercial do País, é o segundo aeroporto mais importante de Portugal. Actualmente 15 companhias aéreas operam neste aeroporto, de onde é possível voar para 65 destinos. Com um tráfego anual de mais de 6 milhões de passageiros
Área do aeroporto = 320 HÁ
LADO AR – Áreas operacionais
Pista 17-35 (principal)- Comprimento 3480 metros de comprimento e 45 metros de largura
Caminho de circulação parcialmente paralelo a pista
Localização – A poente da pista 17-35
Comprimento - 1700 metros
Plataformas de Estacionamento de aeronaves
11 Posições em nose in – frente ao aeroporto
4 posições remotas
Prémios:
Em 2006 a European Convention for Constructional Steelwork (ECCS) distinguiu o terminal de passageiros do Aeroporto Sá Carneiro na categoria de melhor obra portuguesa em aço.
Em 2007 foi considerado o melhor aeroporto da europa.
Em 2008 é o primeiro classificado no «ranking» dos aeroportos do Noroeste Peninsular.
Em 2009 é o terceiro classificado na categoria de melhor aeroporto da Europa até 5 milhões de passageiros.
Acidentes e Incidentes:
Até à data não ocorreu qualquer acidente grave no ou nas imediações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no entanto são conhecidos os seguinte incidentes:
3 de Fevereiro de 2009: um avião da Lufthansa é atingido por um raio, sem gravidade, na aproximação à pista.
11 de Julho de 2009: Um Airbus A330 da TAP que partia do Porto para Caracas teve de voltar a aterrar por questões de segurança devido a um birdstrike (colisão com uma ou mais aves).
Discrição da visita:
No inicio da visita explicaram-nos como funcionava o placar de informações de partida, depois estivemos a ver o que podíamos levar no avião e o que não podíamos, explicaram-nos também como fazer um Check-in e o percurso que as malas de porão faziam até entrarem no avião, explicaram-nos também como funcionava o alfandega e as suas funcionalidades. Depois entramos num autocarro e fomos conhecer a torre de controlo, vimos os radares (servem para comunicar com os aviões) vimos também quartel de bombeiros, estivemos a ver os aviões aterrar e a levantar.
Conclusão:
Gostei muito da visita porque nos levaram a sítios que não conheceria-mos enquanto passageiros :)