Suéca

Introdução

Com este trabalho queremos dar-vos a conhecer o jogo da sueca ,é um jogo muito conhecido em Portugal , o nosso objectivo é  tentar ensinar este jogo a quem ainda não sabe jogar ,esperemos que gostem do jogo e que continuem jogando pela vossa vida toda.

 

Requisitos  para jogar (materiais) 

  • 4 jogadores ,divididos em duplas
  •  Uma mesa
  •  Uma baralho de cartas(retira-se as cartas de burro)
 

 

Regras do jogo

  • Quem vai dar o jogo retira uma carta de cima ou de baixo do baralho ,essa carta vai ser o trunfo
  • Cada jogador deve receber 10 cartas
  • Deve-se começar a jogar no sentido dos ponteiros do relógio.
  • Não se pode falar enquanto esta a decorrer o jogo
  • Ninguém pode mostrar cartas
  • O jogador determinado deve então iniciar o jogo colocando uma de suas cartas sobre a mesa, esta carta define o naipe da puxada (naipe que todos os jogadores deverão seguir). Quando todos os jogadores tiverem colocado suas cartas na mesa, aquele que colocou a carta mais alta "ganha" aquela vaza
  • O jogador que colocou a carta mais alta na vazada anterior  deve então colocar uma nova carta na mesa definindo uma nova puxada.
  • Não é permitido olhar as cartas já foram jogadas em cada monte de cartas usadas
  • Em determinado momento do jogo, se um jogador não possuir o naipe da puxada, ele pode colocar uma carta de qualquer naipe na mesa . Se a carta que o jogador escolher for do naipe do trunfo, então o jogo está cortado, e irá para este jogador, a não ser que seu adversário corte mais alto, colocando uma outra carta de trunfo superior à primeira
  • No final do jogo deve-se contar as cartas que a equipa ganhou quem  chegar aos 61 pontos ganha.
  • Cada tipo de carta vale os seus pontos.
 

As 5 capacidades utilizadas no jogo das Sueca

  • Abstrair e raciocinar - o jogador tem que se abstrair de qualquer outro assunto ,tem de estar concentrado apenas no jogo,para poder planear estratégias para derrotar o adversário.
  • Utilizar métodos de tentativa-erro- o jogador deve fazer varias jogadas tentativa erro até conseguir encontrar uma que consiga derrotar o adversário.
  • Antecipar e prever consequências- o jogador deve prever as jogadas que o adversário vai fazer para poder contra-atacar.
  • Analisar informações dadas :afirmações, negações, dicas -devemos estar atentos as dicas (sinais)que o nosso parceiro nos possa dar ,assim poderemos saber se jogamos carta alta ou baixa.
  • Utilizar a memória-  Temos de utiliza-mos  a memoria para poder saber as cartas que já passaram e assim saber as que podemos jogar.

 

 
 

Contactos

Portefólio Digital- V&C valtinho.santo@hotmail.com